domingo, 18 de maio de 2014

Pronunciamento do Vereador Aisamaque - PT na audiência pública sobre os agentes financeiros no municipio.

http://1.bp.blogspot.com/-7LwLxMkOR-A/U3cfId4TL4I/AAAAAAAAApQ/Eyo_d2huPxw/s1600/100_4676.JPGPreocupado com a problemática enfrentada por nossa população no tocante ao atendimento bancário, em parceria com meus colegas vereadores apresentamos requerimento a esta casa com o objetivo de discutirmos em audiência pública a “viabilidade de implantação de uma agencia bancaria em nossa cidade que comporte as necessidades dos nossos habitantes,  bem como,  o exercício paralelo da participação estatal na segurança pública como forma de proteção e garantia dos serviços financeiros aqui prestados.
Defendo essa luta por reconhecer que ao longo dos últimos anos,  nossa cidade obteve um crescimento populacional, econômico e financeiro considerável. Por está localizada em uma região agricultável do semiárido nordestino com água no subsolo, Upanema hoje já atinge a marca de aproximadamente 15.000 mil habitantes.  Em nossos mais de  873 km2  temos o 3º maior reservatório de água do estado,  belezas naturais, turismo, reforma agrária, agricultura, pesca, artesanato, extrativismo e agora com a conclusão da BR 110 “um sonho realizado” Upanema ficou no centro do desenvolvimento regional, ao lado da segunda maior cidade do estado.
Hoje dispomos de uma robusta economia financeira, baseadas nas empresas de agricultura e pesca aqui já instaladas, empresas da construção civil, servidores públicos municipais e estaduais, o comercio,  aposentados e pensionistas,  além dos programas sociais de distribuição de renda.
Com isso, não é difícil perceber que os agentes financeiros aqui instalados, Banco do Brasil, Bradesco, Correios e Casa Lotérica,  não estão mais comportando a nossa demanda, pois além de não fornecer os serviços essenciais,  falta  numerário, ocasionando enormes filas, desconforto e a sensação de abandono,  pois na maioria das vezes os nossos munícipes tem que se deslocar para outros municípios afim de receber seus proventos, prejudicando o comercio local, atrasos nos pagamentos, juros e etc.  
Mais meus senhores e minhas senhoras, nos últimos dias a situação só se agravou,  depois da onda de saques e explosões,  os únicos caixas eletrônicos aqui existentes ainda permanecem quebrados e a população cobra uma solução.  
Portanto ao nosso olhar,  Upanema já apresenta condições suficientes para obter agencias bancarias dotada de caixas eletrônicos (auto-atendimento), opções de depósitos, cheques e caixa de atendimento.
Ao agente financeiro aqui presentes, deixo a frase de Matos (2002) onde define desenvolvimento financeiro como a capacidade das instituições financeiras colocarem a disposição dos agentes econômicos, serviços que facilitem e intensifiquem as transações econômicas destes.
Fica aqui o nosso desejo e a nossa esperança.
           A todos (as), obrigado pela presença e uma boa tarde.

Nenhum comentário: